Como configurar mensagens automáticas no Facebook (Atualizado)

Neste artigo, vamos explicar como configurar mensagens automáticas no Facebook para visitantes que fizerem o primeiro contato. Este é um recurso importante para administradores de página (fan page) na plataforma, principalmente para agilizar e automatizar parte do processo de relacionamento.

O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do mundo, contendo mais de 88 milhões de usuários ativos somente no Brasil. É incontestável a importância do Facebook para muitos segmentos de negócio.

Este recurso é útil para diminuir a ansiedade do seu prospecto. Se bem configurado, as mensagens automáticas podem esclarecer dúvidas sobre seu serviço e também, conduzir o visitante a compra.

Para cadastrar uma mensagem automática no Facebook, é necessário ter a permissão de administrador da fan page. Nenhum outro papel de usuário é permitido criar mensagens instantâneas.

Como funciona as mensagens automáticas no Facebook

Uma mensagem automática é enviada instantaneamente para quem fizer contato através do chat pelo Facebook.

Este recurso é configurado através das configurações de página. Essa técnica diminui o tempo de resposta e também controla a ansiedade do prospecto, pois tem certeza que a mensagem foi entregue e que será respondida em breve.

Criando sua mensagem instantânea

Primeiro, acesse a página que você tem a intenção de configurar as mensagens. Logo após, selecione a opção Configurações, próximo ao menu de ajuda.

 

 Assistente de Resposta

Busque a sessão Assistente de Resposta. Nesta sessão, você é capaz de controlar aspectos das respostas, como o tempo de resposta exibido para seus inscritos. Para criar a mensagem automática, na opção “Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua página” marque como Sim.

Configurando a resposta automática

Aparecerá um formulário para que você possa preencher a mensagem. Esta funcionalidade inclui uma pequena animação que demostra como seu usuário verá sua resposta instantânea.

Feito isso, clique em Salvar Resposta. Seus visitantes receberão suas respostas assim que fizerem o primeiro contato pelo chat. No entanto, sugiro que teste para se certificar que as respostas instantâneas estão funcionando como o esperado

Personalizando suas mensagens automáticas

Além da entrega de mensagens, o Facebook também dispõe de ferramentas para personalizar suas mensagens. Você pode, se preferir, recuperar o nome do visitante e embutir dentro da mensagem instantânea.

Para personalizar as mensagens, basta clicar em “Adicionar Personalização”, e em seguida, clicar na informação que você quer embutir na mensagem. Atualmente, o Facebook permite inserir as seguintes informações:

  • Nome da Pessoa
  • Sobrenome da pessoa
  • Nome completo da pessoa
  • URL do seu site

 

Conclusão

Este artigo mostrou como é possível criar mensagens instantâneas no Facebook. Este é um recurso interessante para quem busca melhorar a eficácia na comunicação, e também, fazer com que o usuário não espere tanto pelo seu retorno.

Particularmente, considero o Facebook como uma fonte de tráfego. Isso significa que apenas servirá para enviar visitantes para meu canal de venda, e dessa forma, eu conduzo a venda através de estrutura própria. Através de um canal de venda, como uma loja virtual, é possível integrar com meios de pagamento. Isso também é útil para atribuir autoridade ao seu negócio.

1# Dica Extra: Ao configurar sua mensagem automática, seja o mais natural possível. Dependendo da natureza do seu negócio, não seja tão formal na mensagem. Lembre-se que as pessoas estão no Facebook para se relacionar com pessoas, e não com empresas. E dependendo do segmento que você atua, ainda não estão na intenção de compra.

2# Dica Extra: Uma dica importante para aumentar a eficácia das mensagens automáticas no Facebook, é inserir um canal de venda na mensagem. Caso você tenha uma loja virtual ou um site que proponha algum serviço, adicione no final da mensagem. Se seu site estiver bem estruturado, o conteúdo do seu site poderá solucionar a dúvida do seu prospecto.