Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para quem quer ter uma presença digital e, simultaneamente, fazer diferença no comércio local.

Google Meu Negócio pode ser de suma importância para quem é dono de algum tipo de empreendimento e precisa, necessariamente, ter uma presença digital forte e atuante.

E parte disso é ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google. Sempre que um potencial cliente pesquisa no Google informações a respeito da companhia, elas devem ser encontradas facilmente.

O Google Meu Negócio ajuda nisso.

Segundo informações do próprio Google, empresas validadas possuem duas vezes mais chances de serem classificadas como idôneas por quem utiliza. Com o auxílio do Google Meu Negócio, se torna mais fácil e prático efetuar essa tarefa.

Essencialmente, o Google Meu Negócio serve para fazer o preenchimento de todas as informações mais relevantes que existem na pesquisa do Google e, desse modo, causar um impacto positivo nas pessoas que procuram pelos produtos e serviços que você tem a oferecer.

Esse instrumento foi criado no ano de 2014 para agrupar as funções contidas nos sites de empresas do Google Plus e igualmente no Google Places.

O que é meu Google Negócio?

O Google Meu Negócio consiste em uma plataforma do Google na qual empresários tem a oportunidade de efetuar a divulgação de seus negócios de modo gratuito nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Plus e até mesmo no Google Maps.

Dentre as funcionalidades mais importantes do Google Meu Negócio, podemos salientar as seguintes:

  • Introdução e apresentação da localização do estabelecimento no Google Maps. Isso inclui, entre outras coisas, um verdadeiro tour virtual pelo negócio e o esboço de trajetos para a empresa;
  • Adição de dados de contato como: site, e-mail, telefone e endereço. Se porventura um consumidor efetuar uma pesquisa a partir de um smartphone ou de um tablet, ele terá condições de telefonar partindo do próprio buscador;
  • Exibição do horário de funcionamento da loja e horários de maior movimento;
  • Exposição de avaliações, notas e comentários de clientes;
  • Apresentar fotos do interior da empresa;
  • Compartilhamento de perfis em outras redes sociais.

Note que são informações incrivelmente úteis para as pessoas que fazem uma pesquisa específica pela sua companhia ou por firmas parecidas com a sua.

Para que você possa entender o tamanho da importância dessa ferramenta, imagine a seguinte situação: você faz uma viagem a negócios para o Rio de Janeiro, por exemplo. Você tem uma reunião perto do Museu do Amanhã. No horário de almoço, deseja comer alguns tipos específicos de comida, como um churrasco.

Em seguida, para encontrar um local que sirva essa modalidade de refeição, você pega seu smartphone e procura por “churrascarias próximas do Museu do Amanhã”.

Irá aparecer então alguns lugares próximos com essas características, a localização e demais informações do estabelecimento.

Todos esses dados são oriundos do Google Meu Negócio.

SEO local

Lidar muito bem com o SEO local é simplesmente crucial para quem deseja implementar o Google Negócio como parte da estratégia do seu empreendimento.

Como se sabe, a sigla SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization, que, em uma tradução livre, nada mais é do que Otimização para Motores de Busca.

Quem possui um negócio sabe que é importante ter uma presença digital e para que a clientela encontre o seu negócio nela mais facilmente, é preciso fazer uma boa aplicação de SEO.

Tendo isso exposto, agora é necessário compreender o que é o SEO Local.

Sendo assim, tem em mente a proposta do Google Meu Negócio, o SEO Local representa a otimização das páginas da sua empresa e do respectivo domínio para que a sua firma possa ser encontrada, de modo muito mais fácil e simples, pelos usuários, no momento em que eles procurarem por uma empresa que está bem mais próxima do lugar onde eles estão.

Por essa razão, para aqueles empresários que tem como propósito ampliar a presença no universo online do seu empreendimento em sua região, cumprir com louvor, seguir à risca todos os preceitos do SEO Local precisa ser uma prioridade máxima no plano de marketing, uma vez que um dos principais critérios para essa medida é exatamente o Google Meu Negócio.

Dessa forma, para evitar que você perca inúmeras oportunidades, que você ganhe mais clientes que possam estar buscando por alguma modalidade de serviço ou produto que sua organização possa vir a proporcionar, investir pesado no SEO local, dentro da perspectiva do Google Meu Negócio, é determinante para o sucesso dessa estratégia.

Fazer-se presente no momento e no local certo com a ajuda do Google Meu Negócio propicia maiores chances de realizar grandes negócios.

Influência nos resultados locais

É simplesmente inquestionável o crescimento da divulgação que uma companhia conquista usando essa ferramenta.

Contudo, não é apenas na divulgação em geral da marca que essa ferramenta apresenta todo o seu imenso potencial.

Porém além de ser crucial no processo de captação e fidelização de clientes e fortalecimento da marca de um modo geral, ela exerce um impacto imenso nos resultados locais.

É preciso levar em consideração a perspectiva do público consumidor para entender o quanto essa ferramenta é capaz de influenciar nos resultados locais.

Quando o assunto são os resultados locais, ou indo além, o SEO local, o fator número um para o rankeamento é o grau de proximidade de um dado estabelecimento com a pessoa que está fazendo uma pesquisa.

Com o uso cada vez mais massivo de tablets e smartphones, a influência dessa ferramenta nos resultados locais, seja em termos virtuais em si ou mesmo em termos “físicos”, presenciais, é determinante.

O maior benefício desse instrumento, tendo em vista sua enorme influência nos resultados locais, é que ele pode ser encontrado por uma pessoa que fez uma busca em sua cidade.

Com isso, você atrairá muito mais público, gerar um contingente bem mais elevado de vendas e conquistar uma presença online relevante.

Uma parcela da sobrevivência do negócio depende dessa geolocalização, das vendas diretas e com a otimização por meio do SEO local e o Google Meu Negócio, sua empresa será mais capaz de alcançar novos usuários locais, transformando-a em uma empresa muito mais competitiva no mercado como um todo.

Por que utilizar o Google?

Esse site é uma das principais fontes de pesquisa pelos usuários e pelo público consumidor que querem conseguir captar maiores informações sobre um certo tipo de produto ou um determinado negócio.

Por essa razão, ter uma presença nessa plataforma, proporcionando aos seus clientes todas as informações úteis e relevantes de sua empresa é fundamental para alavancar as vendas e ganhar a confiança e o respeito do seu público consumidor.

Esse fornecimento de dados é crucial para uma maior e melhor captação e conversão de leads e o aumento das vendas.

Ter um produto ou serviço de qualidade e um ótimo preço são importantes. Contudo, a transparência, a clareza, são igualmente essenciais.

Por esse motivo, é preciso fornecer todas as informações sobre seu negócio na web.

Construir um relacionamento próximo com a clientela é crucial para que se aumente a porcentagem de conversões e também de fidelização.

Nas fases finais da jornada de aquisição, os consumidores procuram por estabelecimentos e empreendimentos ligados ao seu nicho de atuação e irão ter como uma opção de compra a companhia que for capaz de gerar um maior grau de identificação e estiver mais próximo.

Através da página do Google Meu Negócio, os clientes que já adquiriram algum produto ou serviço com sua empresa tem a chance de deixar alguns comentários, feedbacks e avaliações relacionadas aos serviços e produtos oferecidos por seu empreendimento.

Com o auxílio disso, você terá a oportunidade de responde-los e assim firmar uma interação maior.

Uma vez que é possível também a postagem de fotos da fachada e da parte interior do seu estabelecimento, isso cria na clientela uma sensação de estar conhecendo presencialmente o seu negócio, o que contribui imensamente para gerar uma aproximação maior com esse público.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Para criar uma conta no Google Meu Negócio é bastante simples e fácil. Através do passo a passo que forneceremos adiante, você conseguirá criar uma conta na plataforma em questão e cadastrar o seu negócio por lá.

Observe os detalhes abaixo:

  1. O primeiro passo, obviamente, é acessar a página da plataforma e dar um clique na opção “Comece Agora”.
  2. Em seguida, você precisará efetuar o login na página, que aliás é o mesmo login que você utiliza para acessar as suas contas no Google. Mais especificamente falando, é o mesmo login que o seu Gmail. Caso já se encontre logado no Google, você será quase que automaticamente enviado para a próximo etapa.
  3. Você deve preencher um pequeno formulário com todas as informações sobre a sua empresa, como o nome, o site, os telefones, o nicho de mercado (supermercado, restaurante, etc).

Ao lado, terá um mapa, onde deverá localizar o endereço do seu estabelecimento. Se porventura você não prestar atendimento para os clientes em um endereço específico, mas sim em locais diferentes, deve então marcar “sim” na caixa onde está escrito “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Ao final, dê um clique em “Continuar”.

  1. Agora você deve averiguar se todas as informações fornecidas estão corretas e preencher a caixa de autorização para fazer o gerenciamento de sua empresa. Em seguida, será encaminhado a uma página para confirmar o local do seu negócio.

Estas são as principais informações sobre o Google Meu Negócio. Gostou do conteúdo? Então compartilha nas redes sociais!

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